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Uma avaliação dos 15 anos da lei 10.639/2003

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No livro Uma avaliação dos 15 anos da Lei 10.639/2003, o autor procura avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, considerando que essa alteração representou um divisor de águas, enquanto política pública, ao incluir, no currículo das escolas, a temática étnico-racial. Não obstante aos 15 anos de sua existência, essa política pública, na visão do autor, ainda apresenta dificuldades quanto a sua consecução, principalmente em termos didático-pedagógicos, no horizonte das diferentes disciplinas escolares que formam, segundo a LDBEN, a base nacional comum. Nesse sentido, o objetivo do livro é o de avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, a partir da percepção dos grupos pesquisados, quanto aos aspectos dos conteúdos escolares relativos à temática étnico-racial. O percurso da pesquisa utilizado compreendeu pesquisa de campo e levantamento de dados, contemplou um questionário eletrônico, contendo questões mistas (alternativas e dissertativas) para um agrupamento de estudantes recém-egressos da educação básica. Também se considerou, para a análise qualitativa dos dados, uma ação de extensão universitária desenvolvida junto a estudantes de 1º ano do ensino médio de um estabelecimento de ensino da rede pública estadual de educação básica do estado do Paraná, na cidade de Londrina. A fundamentação da literatura asseverou questões étnico-raciais, políticas públicas e aspectos conceituais e educacionais a respeito do ensino. Essa fundamentação, associada à Teoria da Ciência da História, de Rüsen, permitiu uma reflexão epistemológica quanto à necessidade da avaliação da política pública para a reorientação das carências de “sentido”. Foi importante para a “confecção” de um livro de literatura como Produto Educacional que, em consonância com as questões relativas à presente pesquisa, visou, durante o desenvolvimento deste trabalho, a ações procedimentais e atitudinais que resultassem no reconhecimento, valorização e promoção da diversidade étnico-racial e na luta antirracismo, como prática de inclusão social e cidadania, a partir do contexto educacional, para todos os grupos étnico-raciais que formam a brasilidade.
Autor(es):
Jorge Luís Felizardo dos Santos
Dimensões:
23,0cm x 16,0cm x 0,9cm
Páginas:
143
ISBN:
9786525004914
Código:
ML-UM25996U
Edição:
1ª edição
Data de Edição:
28/05/2021
Peso:
220
Loja:
Mercalivros
  • Informações do produto Seta - Abrir
    No livro Uma avaliação dos 15 anos da Lei 10.639/2003, o autor procura avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, considerando que essa alteração representou um divisor de águas, enquanto política pública, ao incluir, no currículo das escolas, a temática étnico-racial. Não obstante aos 15 anos de sua existência, essa política pública, na visão do autor, ainda apresenta dificuldades quanto a sua consecução, principalmente em termos didático-pedagógicos, no horizonte das diferentes disciplinas escolares que formam, segundo a LDBEN, a base nacional comum. Nesse sentido, o objetivo do livro é o de avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, a partir da percepção dos grupos pesquisados, quanto aos aspectos dos conteúdos escolares relativos à temática étnico-racial. O percurso da pesquisa utilizado compreendeu pesquisa de campo e levantamento de dados, contemplou um questionário eletrônico, contendo questões mistas (alternativas e dissertativas) para um agrupamento de estudantes recém-egressos da educação básica. Também se considerou, para a análise qualitativa dos dados, uma ação de extensão universitária desenvolvida junto a estudantes de 1º ano do ensino médio de um estabelecimento de ensino da rede pública estadual de educação básica do estado do Paraná, na cidade de Londrina. A fundamentação da literatura asseverou questões étnico-raciais, políticas públicas e aspectos conceituais e educacionais a respeito do ensino. Essa fundamentação, associada à Teoria da Ciência da História, de Rüsen, permitiu uma reflexão epistemológica quanto à necessidade da avaliação da política pública para a reorientação das carências de “sentido”. Foi importante para a “confecção” de um livro de literatura como Produto Educacional que, em consonância com as questões relativas à presente pesquisa, visou, durante o desenvolvimento deste trabalho, a ações procedimentais e atitudinais que resultassem no reconhecimento, valorização e promoção da diversidade étnico-racial e na luta antirracismo, como prática de inclusão social e cidadania, a partir do contexto educacional, para todos os grupos étnico-raciais que formam a brasilidade.
  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Jorge Luís Felizardo dos Santos
    Dimensões:
    23,0cm x 16,0cm x 0,9cm
    Páginas:
    143
    ISBN:
    9786525004914
    Código:
    ML-UM25996U
    Edição:
    1ª edição
    Data de Edição:
    28/05/2021
    Peso:
    220
  • Dados Extras Seta - Abrir
    Loja:
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